Comunicado: tempo de espera nos atendimentos no Pronto-Socorro e 100% de ocupação dos leitos de internação.

“+ Saúde – Desculpas” é o tema da 1ª Corrida do Hospital Infantil
28 de março de 2023
Nota de repúdio
30 de março de 2023
“+ Saúde – Desculpas” é o tema da 1ª Corrida do Hospital Infantil
28 de março de 2023
Nota de repúdio
30 de março de 2023

Informamos que o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria está recebendo um grande volume de pacientes no Pronto-Socorro da unidade o que tem sobrecarregado a estrutura e resultado em um tempo de espera elevado para atendimentos classificados como pouco urgentes e não urgentes.

Neste momento, estamos trabalhando com capacidade física máxima e com quadro funcional completo. No Pronto-Socorro, são 5 médicos 24h por dia – 3 pediatras, 1 ortopedista pediátrico e 1 cirurgião pediátrico. Além dos residentes que atendem sob supervisão dos demais plantonistas.

Nos setores de Internação estamos com 100% de ocupação, com 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e 110 leitos de enfermaria ocupados e ainda mais 20 pacientes internados no Pronto-Socorro.

Destacamos que o atendimento no Pronto-Socorro acontece seguindo o Protocolo Manchester, e os pacientes são classificados de acordo com a condição clínica, e os casos de urgência e emergência sempre serão prioritários. Neste momento, a maioria dos atendimentos no Pronto-Socorro são casos poucos urgentes e de baixa complexidade que poderiam ser compartilhados com outras unidades de atendimentos no município e região, como Unidades Básicas de Saúde. 

Solicitamos aos senhores pais e/ou responsáveis que quando o tempo de espera estiver superior a 2 horas, não sendo risco eminente a vida, e sendo possível, dirija-se a outra unidade de atendimento pediátrico. 

Reforçamos o nosso compromisso de atender a todos com ética e compromisso e contamos com a compreensão de todos, caso o tempo de espera se prolongue.

Atenciosamente; 

A Direção.

Joinville, 29 de março de 2023.