Nossa História

  • 2008

    - Início das atividades com a gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças, sob o comando da Ir. Maria de Fátima Sobral e da Ir. Neuzinha Lino Pereira.

    - Ativação do Pronto-socorro, com atendimento pediátrico 24 horas.

    - Implantação gradativa das unidades, com ativação de leitos em diversas especialidades.

    - Realização da primeira cirurgia, pelos médicos Armando Lorga e Luis Roberto Bastian.

  • 2009

    - Com o objetivo de estimular a humanização e o acolhimento no ambiente hospitalar, foi realizado um concurso interno, que resultou na criação do Jesinho e da Gracinha, mascotes do Hospital Infantil.

  • 2010

    - O Hospital Infantil avançou nos atendimentos de alta complexidade, passando a realizar cirurgias por vídeo e cirurgias de coluna.

    - Foi realizada a primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

  • 2011

    - O Hospital Infantil foi o primeiro de Santa Catarina a fazer cirurgias para estenose de laringe e malformações congênitas de laringe.

    - A instituição foi credenciada para procedimentos de alta complexidade em ortopedia e traumatologia.

  • 2012

    - O Hospital Infantil conquistou o credenciamento junto ao Ministério da Saúde para realizar cirurgias cardíacas pediátricas de alta complexidade.

  • 2013

    - O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria passou a atuar sob o comando da diretora geral Ir. Ivete Negreli.

  • 2014

    - O Hospital Infantil tornou-se referência em Cirurgia Cardíaca Pediátrica para todos os municípios de Santa Catarina.

  • 2015

    - O Hospital Infantil conquistou a Acreditação em Nível 1 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

    - Os projetos “Protocolo de SEPSE” e “Score para avaliação de prescrição” receberam premiação nacional como "Referências na Saúde".

  • 2016

    - O Hospital Infantil atingiu o conceito máximo na Rede Sentinela do Ministério da Saúde.

    - Em parceria com o Shopping Mueller, foi inaugurado o novo espaço dos voluntários, para dar suporte às ações solidárias realizadas aos pacientes.

  • 2017

    - Foi inaugurada a nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, com estrutura exclusiva de 20 leitos e toda a área de apoio necessária para o atendimento aos recém-nascidos e suas famílias.

  • 2018

    - O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria completou 10 anos de atividades e lançou uma nova marca para reforçar o potencial afetivo da instituição.

    - Foi criado o Departamento de Ensino de Pesquisa (DEP) e realizada a primeira edição da Jornada de Pediatria do Hospital Infantil.

    - A Unidade de Saúde Mental foi inaugurada, com 14 leitos e estrutura completa para o atendimento de pacientes psiquiátricos.

  • 2019

    - O Hospital Infantil conquistou a Acreditação em Nível 2 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

    - Foi realizado o Simpósio de Cardiologia Pediátrica do Hospital Infantil, sob a coordenação do Departamento de Ensino e Pesquisa.

  • 2020

    - O Hospital Infantil conquistou a Acreditação em Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Único Hospital, 100% SUS, do Sul do Brasil a receber a certificação.

    - Hospital Infantil criou Plano de Contingência para atendimento de crianças e adolescentes com Covid-19, sendo referência para este perfil de pacientes.

    - Tiveram início as obras do Centro de Acolhimento Familiar, um projeto com recursos do McDia Feliz para acolher pacientes em atendimento ambulatorial e seus familiares.

  • 2021

    - O Hospital Infantil conquistou a recertificação da Acreditação em Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

    - Implantação de serviços via aplicativo de celular, facilitando a confirmação de exames e consultas de nossos pacientes.

  • 2022

    - 1º Mutirão da Escoliose do Hospital Infantil em parceria pela GSO (Global Spine Outreach) entidade filiada a Scoliosis Research Society (SRS). Onde crianças e adolescentes que estão na fila do SUS são beneficiadas.

    - O Hospital Infantil é homenageado com a Medalha de Mérito Princesa Dona Francisca, a maior distinção da Prefeitura de Joinville, aos profissionais que atuam na área da saúde, pela demonstração de comprometimento e resiliência no enfrentamento da pandemia de COVID-19.

    - Classificado com alta conformidade pela Anvisa, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA) do país, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva.

    - Inauguração de 10 novos leitos na UTI Pediátrica.

    - Comemoração de 10 anos da inauguração da Unidade de Saúde Mental.

    - Recebe o título de 6º melhor hospital público do Brasil.

  • 2023

    - Inauguração do Espaço da Família em parceria com o Instituto Ronald McDonald, oferecendo acolhimento e qualidade de vida para crianças e adolescentes de outros municípios em tratamento oncológico.

    - Realizado o Projeto Lean nas Emergências. Iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com os Hospitais do PROADI-SUS e tem como objetivo a redução da superlotação dos serviços de urgências e emergências.

    - O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria completou 15 anos de atividades e reforçou seu compromisso com a comunidade, com o slogan “Cuidar com empatia, vem de dentro do Coração.

    - Inauguração do setor de Hemodinâmica, oferecendo serviço dedicado ao diagnóstico e tratamento de cardiopatias em pacientes pediátricos, através do equipamento Angiógrafo, que permite obtenção de imagens em alta definição de maneira minimamente invasiva.

Dr. Jeser Amarante Faria

Jeser Amarante Faria nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de maio de 1915. Graduou-se em 1941, na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. No ano seguinte, ingressou na Escola de Saúde do Exército, tendo atuado em São Francisco do Sul, Curitiba e Caçador. Em 1948, já com clínica médica em Joinville, abdicou da carreira militar e voltou ao Rio de Janeiro para cursar a especialização em Pediatria.

Dr. Jeser foi um dos primeiros pediatras de Joinville. Trabalhou no Hospital São José e na Maternidade Darcy Vargas, além de ter atendido milhares de crianças em seu consultório. Faleceu em 1990, com 75 anos.